segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Segunda cheira a maçã

Ontem deram-me maçãs (que por cá lhe chamam peros, não me perguntem porquê), daquelas retiradas diretamente da árvore para a fruteira e que perfumam a casa. É uma fruta que gosto e que se come de diversas formas, hoje apetece assim:

Mistura manhosa
Juntar o açúcar com as gemas e a manteiga, adicionar aos poucos a farinha e o fermento. Por fim, as claras em castelo. Descascar as maçãs, cortá-las aos gomos e tapar o fundo da forma já untada, verter a massa e voltar a forrar com a maçã. Levar ao forno a 180 ºC até cozer. Retirar da forma, aquecer no microondas a geleia e pincelar as maçãs.

{Bolo de maçã}
---------------------------------------------
Essenciais
125 g de açúcar
4 ovos
125 g de manteiga
250 g de farinha
1 colher de chá de fermento
Geleia a gosto

Notas nada importantes 
Tenho um problema, nunca levo as receitas muito a sério, logo, nunca sai como deveria. Neste caso, e daí a massa estar mais clara, usei um iogurte natural que estava no fim de validade porque só tinha 2 ovos. A geleia foi de alperce que era o "kháká", mas pode ser de marmelo, pêssego...

Bom chá*

2 comentários:

Lurdes Dias disse...

Estou a ver que tenho que te começar a visitar às segundas-feiras! ;)

Cloe disse...

Às segundas, às terças... quando quiseres ;)