segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Segunda com amor

O outono chegou finalmente, ontem choveu muito e a terra agradeceu. 
Um primo meu costuma dizer que a chuva aquieta as almas e que por causa dela, as pessoas são melhores. Eu cá fico mais tranquila e, ao contrário de muita gente, também fico mais ativa.
Lembrei-me das longas tardes de estudo, do vento lá fora e dos chás e bolinhos da mamã. Por isso, por estes lados já cheira a frio e a lã, a um bom café das velhas e a chá quentinho, já cheira a ronha e a mimo.

Mistura manhosa
Juntar numa tigela a farinha, o açúcar, a manteiga derretida, o ovo e as raspas. Amassar com as mãozinhas e, com muito amor, ir misturando tudo até a massa deixar de colar às mãos, se preciso, usar mais farinha. Estender a massa com o rolo e cortar com os moldes. Levar ao forno a 180º até ficarem bronzeados.

{Bolinhos da mamã para o chá}
---------------------------------------------------------

Essenciais
200g de farinha
150g de açúcar
125g de manteiga
raspa de um limão e de uma laranja
1 ovo

Notas nada importantes
Costumo acrescentar um pouco de sumo da laranja ou do limão para que não fiquem tão secos e uso menos açúcar do que o recomendado. Ao invés das formas, podem fazer bolinhas com as mãos. Podem também polvilhar com canela, açúcar em pó ou até mesmo mergulhar metade no chocolate daqui.

Vantagens: boa companhia para o chá; a casa fica a cheirar bem e mais quentinha; duram umas boas 2/3 semanas se bem fechadas num frasco e são mais saudáveis, mas muito mais, do que as de compra. Ah, e trazem muito amor!!!

2 comentários:

Lurdes Dias disse...

Curiosamente, vejo-me a ler esta nota, com uma chávena de chá de maçã e canela, e uns biscoitos de compra (mas saborosamente alentejanos), com um casaquinho vestido, a ler artigos para o mestrado...O frio sente-se perto da janela, mas o calor da felicidade que é ver o Outono finalmente entre nós, sai vitorioso desta luta termodinâmica por um lugar de encontro à memória da autora!! "Somos o que comemos", pois bem, que os cozinhados sejam sempre feitos com amor!!

Joana disse...

nham nham :)